Você Falou Comigo?

Você Falou Comigo?
É Que Eu Estava MESMO Te Ignorando!!

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Maringá, PR: Capital das Bandas de Bosta!

Ao aceitar o convite de um amigo pra participar de um programa de rádio, não imaginava que certas percepções seriam definitivamente confirmadas. O projeto em si é uma iniciativa da direção da própria estação, que pertence à Universidade Estadual daqui, e procura abrir espaços da programação para colaboradores externos, que possam contribuir para a diversidade de influências culturais da emissora, ao mesmo tempo em que a exime da responsabilidade e do compromisso de pagar por mão-de-obra "especializada" que produza programas com um minimo de qualidade e padrões. Quanto ao último, creio sinceramente que seja algo fácil de ser mantido, mas quanto à qualidade, duvido sinceramente que seja uma preocupação que me aflija, principalmente se levar em conta a situação em que me encontro, trabalhando de graça pra contribuir pro projeto cultural de alguém.
De qualquer modo, queixas à parte, tem sido uma época divertida, o que ameniza as dificuldades e falta de perspectivas deste ano horrível que tenho passado. O programa é leve, repleto de conversas e músicas diversas, humor e comentários sarcásticos por parte dos três integrantes. Nem reclamo de ter de pesquisar um pouco para levar material, pois isso me faz pensar menos naquilo que tem me incomodado de verdade, e distrai minha atenção do que vou enfrentar em pouco tempo.

Recentemente, numa conversa com jornalistas que estavam de passagem por aqui, comentei sobre uma característica marcante da assim chamada "cena cultural independente" (ênfase nas aspas!) desta cidade, e sua suposta repercussão nos meios similares, país afora. Essa característica me parece digna de nota devido ao puro teor elitista e sectário que aplica à "cena", que é a tendência das bandas de rock, sobretudo, de serem formadas por pessoas oriundas da mesma classe social privilegiada, o que determina que essas iniciativas apareçam mais em função do poder aquisitivo de seus integrantes do que do talento e esforço pessoal em si. Resumindo: o rock enquanto hobby de filhotes da classe média que acreditam-se talentosos em sua rebeldia de shopping center, e conhecimento musical adquirido online.

É comum por aqui a noção de que "a cena não vai pra frente porque não há união." Ora, se interpretarmos a "cena" como um reflexo do estrato social em que foi gerada, é natural que não haja união! E depois, certas pessoas cujos rumos, escolhas, e cujas oportunidades que lhes foram presenteadas na vida, ganharam um nível de sucesso profissional e ascenção social muito superiores do que a maioria, acabam por se considerar dignos do luxo de exercerem seus hobbys de forma mais efetiva, e se propõem a exibir seu suposto e auto-proclamado "talento" (novamente, ênfase nas aspas) para um público que nunca teve senso crítico apurado, no que diz respeito à identificação de tendências e ideologias que possam contribuir para o crescimento intelectual do indivíduo. Em suma, uma geração de auto-proclamados artistas, medíocres por excelência, e que encontram público cativo entre pessoas tão ou até mais medíocres do que eles mesmos.

http://upload.stripgenerator.com/stripgenerator/strip/27/60/81/00/00/full.png

Sendo crias de uma classe média que nunca os julga desfavoravelmente, e tendo pais que aplaudem cada ato de "rebeldia criativa" de seus filhotes brancos e de sólida formação cristã, essa mesma geração de não-entidades, pautada pela auto-indulgência e falta crônica de uma cultura geral, se veste confortavelmente de seus estereótipos favoritos (algo que possam despir facilmente quando é necessário e oportuno) e vão às ruas reivindicar o que em outras épocas era a trincheira daqueles realmente talentosos e excluídos de todo um contexto de produção cultural devido à diversos fatores, como etnia, poder aquisitivo, acesso aos meios de comunicação, etc.


Não contentes com todas as facilidades que seus papais e mamães (e amigos de papai e mamãe) lhes garantiram na hora de passar de ano, dirigir carros antes da idade, entrar e sair da universidade sem maiores complicações e posições de destaque em empresas ou quaisquer outros empreendimentos, uso de drogas e álcool sem a menor moderação, essa classe média do rock também é fortemente caracterizada por uma total incapacidade de ouvir e/ou aceitar críticas, respondendo à elas (caso apareçam) de formas muitas vezes até exageradas, como ameaças e agressões físicas, além das costumeiras e pueris agressões verbais. De que adianta tanta educação (formal) e seus diplomas, seu orgulho de serem filhos ou netos de imigrantes europeus ou japoneses, seu suposto talento artístico (sobretudo musical), se jamais entenderam uma primordial característica humana, a sensibilidade estética: você pode até estar 100% certo de que o que faz é bom e lindo, mas nem todos vão concordar com você, pois não tiveram a mesma formação que você, e muitas vezes, são mais talentosos que você, independente dos seus instrumentos caros, que você não toca direito mas adora exibir para seus coleguinhas de mediocridade.



(Fim da parte 1...)

7 comentários:

Miguel disse...

Bom Ralph concordo plenamente com seu artigo, em todos os sentidos. Sou músico, claro como hobby, de Maringá há uns seis ou sete anos, e nessa longa, digo longa, pois tem uns e outros que começaram a tocar ontém e se acham os tals, vi muita coisa e sobre todas elas, essa crescência da classe de maior poder aquisitivo na "Cena".

Hoje, praticamente fora dos palcos, vejo hora e outra bandas "novas" surgirem e tal, penso: "Cara, como o maluco tem uma Gibson?" Na minha época, ter Gibson era o mesmo que ter uma ferrari F50 nos dias de hoje.

Resumindo, a música esta do jeito que está, cópia da cópía, por essa medíocre influência elitista.

Ronaldo disse...

Gostei muito do seu modo de escrever.
Português correto.
Frases bem feitas e sem muito enfeite.
Assunto interessante.

Poderia desistir desse negócio de locução, do qual falou, e quem sabe pensar em ser um escritor.

Me parece que você tem um perfil próprio para ser um bom escritor. Não um escritor de "sucesso", daqueles que ficam ricos. Mas um daqueles que daqui 200 anos será lido e será atual.

Tiago disse...

Algumas dúvidas surgem de imediato:
Conhecimento musical adquirido online não é válido? Por que não, em contraste com outras áreas de conhecimento?
As bandas de rock que aparecem mais são aquelas de classe social privilegiada em função do poder aquisitivo, ou é o poder aquisitivo que possibilita mais chances, como acesso a equipamento e aulas de música, e espaço em estúdios para ensaiar?
Creio que esses comentários não sejam generalizados, mas sua expressividade dá a entender que você aponta o dedo a todos. Ou realmente não há nenhuma banda que mereça o seu aplauso?
Outra dúvida pertinente, estaria eu fazendo esse contraponto por necessidade de me auto-afirmar, sendo eu filhote de classe média com conhecimento musical adquirido online?

Interessante esse estilo meio Rorschach de escrever, mas lembre-se que ele morre de forma idiota, o que tira grande parte de sua grandiosidade adquirido durante a história.

Anônimo disse...

Definitivamente vc deveria ser escritor.

jonasssssssssss disse...

FALOU TUDO, RAFÃO! ESSA "CENA MUSICAL" DESSA SUPOSTA " CIDADE CANÇÃO" É DE ARREPIAR DE VERGONHA. ESSAS BANDINHAS CLASSE MEDIA, GERALMENTE APRESENTADAS EM PROGRMAS ACÉFALOS COMO "PLUG" E AFINS DEIXAM CLARO O RUMO QUE O ROCK ELITISTA ESTÁ SEGUINDO. EXISTEM BOAS BANDAS DA CLASE MEDIA SIM. CONHEÇO ALGIMAS EXCELENTES, MAS EM SUA MAIORIA, SÃO OS MERDINHAS DA ELITE QUE APOIADOS PELOS SEUS RESPECTIVOS GENITORES ACHAM-SE NO DIREITO DE MELECAREM NOSSOS OUVIDOS COM SUA NOJENTA E ABSOLUTA FLATA DE TALENTO.

jovem disse...

will you marry me?

Alexandre Gaioto disse...

Nome aos bois!